Segurança

Gravador digital: o que é e qual a diferença entre DVR e NVR

Gravador DVR CFTV

Gravador digital: o que é e qual a função?

Com o crescente uso das câmeras de segurança, houve a necessidade de substituir as placas de vídeo acopladas aos computadores para o armazenamento das gravações, pois essa não era uma tecnologia muito prática.

Foram desenvolvidos então os gravadores digitais, que operam sem o auxílio de um computador e são dedicados somente às conexões das câmeras. Além disso, têm um desempenho mais eficiente e seguro.

No sistema de monitoramento, a função básica do gravador digital é receber os eventos e executar as ações configuradas pelo administrador. Sua tecnologia permite o controle e gerenciamento de imagens em CFTV e o disparo de alarmes sonoros ou avisos por e-mail e aplicativos. O dispositivo também pode se conectar à internet e permite acesso remoto às imagens em tempo real ou gravadas.

No mercado, atualmente, há duas tecnologias para esse equipamento: a DVR e a NVR.

Aqui na OnePABX, temos expertise em CFTV e Controle de Acesso Intelbras.

E como funciona?

Gravador DVR

O gravador DVR – sigla para Digital Video Recorder –, é um dispositivo para gravação de imagens de câmeras analógicas em formato digital. Em um sistema CFTV, o gravador recebe os sinais das câmeras em formato analógico e os converte para o formato digital antes de gravar e enviar pela rede.

Principais características do gravador DVR:

  • Possui conexão direta via cabo com cada uma das câmeras de segurança do sistema de monitoramento
  • Codifica e processa as imagens da câmera analógica ou HDCVI, além de armazená-las. A transmissão para o sistema de armazenamento é por cabo coaxial
  • Envia notificações dos eventos de alarme a um aplicativo quando conectado ao cabo de rede
  • Modelos de DVR Multi HD suportam a instalação de câmeras IP, otimizando a qualidade das imagens armazenadas
  • É um equipamento mais barato, assim como os outros dispositivos de um sistema, como as câmeras analógicas, que não possuem hardware interno para conversão das imagens em dados.

Gravador NVR

Gravadores NVR – sigla para Network Video Recorder –, gravam imagens de câmeras IP. Pode ser instalado em praticamente qualquer lugar, sendo necessário apenas uma conexão com a rede WLAN onde as câmeras estão instaladas.

Principais características do gravador NVR:

  • Alta capacidade de processamento e desempenho, com gravação de imagens e vídeos em máxima resolução
  • Maior capacidade de throughput em comparação com o DVR, ou seja, suporta maior tráfego de dados provenientes das câmeras IP
  • Dispensa a conexão direta com todos os cabos das câmeras, pois o processamento de imagens é realizado na própria câmera IP, que envia as imagens para o gravador via cabo Ethernet
  • Envia de fotos e vídeos para endereço de e-mail ou servidor FTP quando um evento pré configurado ocorrer
  • Pode funcionar como backup do DVR – e de outros NVRs –, proporcionando mais segurança ao armazenamento
  • É menos suscetível à surtos de tensão via cabeamento, pois é conectado a apenas um cabo

 Na Intelbras, por exemplo, há cinco séries diferentes: 1000, 3000, 5000, 7000 e 9000. A primeira tem os produtos com melhor custo benefício, indicados a pequenos projetos, e à medida que o número aumenta, mais robustas se tornam as soluções.

Atenção:

Eu sou OnePABX

Vale ressaltar que, para garantir os benefícios, é importante contratar uma empresa especializada para elaborar o projeto e instalar corretamente o sistema de CFTV.

Com amplo conhecimento em telecomunicações, a OnePABX trabalha com fabricantes renomadas e softwares eficientes, a fim de disponibilizar Sistema de CFTV Intelbras para empresas e residências de alta qualidade.

Empresas que confiam na OnePABX

Clientes

Supera RX
Centro Medico Berrini
Savino Del Bene
Auster
Clinica Axis
Hunter Douglas
Pacific Catering Macae
Assemed Laudos
Instituto Quadrix
Sesc
Real Ponto
Fisk Idiomas
Vegus
Gertec
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites
WhatsApp