Telefonia

PABX Analógico, Híbrido, IP ou Virtual: qual escolher?

A principal função das centrais telefônicas é interligar ramais e linhas, sejam analógicas, híbridas ou IP. Assim, pode-se encontrar no mercado três tipos disponíveis de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, outra voltada para a tecnologia IP – que utiliza a conexão de internet para chamadas – e outra híbrida que integra as diferentes tecnologias. Além disso, há a opção de gerenciar e manter o sistema em nuvem.

Vamos às características de cada um:

-PABX Analógico

O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo. É ideal para empresas de pequeno porte que desejam profissionalizar sua comunicação.

Ela conecta Ramais e Linhas comuns analógicas, e possuem as principais funções como Transferência de Chamadas, Atendimento Automático e Desvio de Ligação.

-PABX Híbrido

O PABX híbrido contempla todas as funções do analógico e integra as tecnologias analógica, digital e IP. Assim, a empresa pode escolher em que momento usar a mais adequada às suas demandas. Veja mais algumas funcionalidades deste tipo de aparelho:

  • Terminais com tecnologia digital;
  • Maior capacidade de ramais;
  • Estrutura flexível – a capacidade da central se molda de acordo com a necessidade da empresa;
  • Realização de chamadas com tecnologia IP;
  • Facilidade na configuração do sistema PABX;
  • Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP;
  • Possibilidade de interligação com computadores, que podem ter mais ramais;
  • Atendimento Automático multi nível;

-PABX IP

O sistema PABX IP utiliza a tecnologia VoIP como base para seu funcionamento. A comunicação VoIP (voz sobre protocolo de internet) opera por meio da conversão da voz em pacotes de dados. Eles são transmitidos de um ponto a outro, da mesma forma como é feito com textos, vídeos e imagens que circulam pela internet. Uma das principais vantagens é a redução de custos e a praticidade para as empresas.

Por utilizar a conexão de internet para o tráfego de voz – por meio de uma rede IP – o PABX IP oferece recursos adicionais, como:

  • Utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet para telefonia;
  • Ter mais qualidade nas chamadas com voz em alta definição;
  • Tornar o celular um ramal móvel por meio de um aplicativo instalado no aparelho;
  • Integrações, CallCenter, Atendimento multiskill;
  • Gravação Automática de chamadas;
  • Monitoramento;


O aparelho permite que as ligações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para poder ter a qualidade necessária para chamadas empresariais, é válido ter conta em uma operadora VoIP e instalar softphones, garantindo o suporte de áudio necessário para realizar as funções.

-PABX em Nuvem

Outra opção é usar um sistema PABX em nuvem. Ele funciona como um PABX IP, mas não é necessário instalar um software instalado nos computadores da empresa. Todo o gerenciamento e armazenamento é em nuvem, ou seja, na internet. Assim, a configuração é simples e rápida, com tecnologia plug-in play, e o investimento inicial é baixo. Algumas outras características e possibilidades são:

  • Comunicação em tempo real para todos os navegadores, aplicativos e dispositivos móveis;
  • Facilidade para acessar as funções do ramal. Com um softphone, é possível utilizar o ramal a qualquer hora, de qualquer lugar. Basta instalar e configurar um aplicativo no smartphone;
  • Executa chamadas de voz e vídeo pelo navegador web;
  • Call Center com DAC, URA e discador automático. Permite importar mailings com um sistema profissional para agilizar o atendimento dos clientes. A plataforma liga automaticamente para cada um deles;
  • Captura de tela e gravação de chamadas. É possível gravar todas as chamadas recebidas e originadas na sua empresa, além de fazer capturas de tela com facilidade;
  • Correio de voz web. O sistema tem a opção de receber recados quando estiver ocupado. Cada ramal possui sua própria caixa postal, com mensagem personalizada;
  • Pode gerar relatórios em tempo real essenciais para uma melhor gestão das filas de chamadas feitas e recebidas em Call Center;
  • Facilidade de alterar e adicionar ramais sem a necessidade de passagem de cabos e outras configurações.

O PABX em nuvem é uma opção bastante flexível. Serve tanto para pequenas empresas, uma vez que o custo de implementação é baixo, quanto para grandes empresas, pois tem recursos de gerenciamento modernos e possibilidade de integração de sistemas. Além disso, é vantajoso porque elimina gastos com manutenção.

Atenção:

Vale ressaltar que, para garantir os benefícios, é importante contratar uma empresa especializada para elaborar o projeto e instalar corretamente a central PABX.

Com amplo conhecimento em telecomunicações, a OnePABX trabalha com fabricantes renomadas e softwares eficientes, a fim de disponibilizar PABX para empresas de alta qualidade como Alcatel-Lucent, Grandstream, Intelbras, Panasonic e PABX em Nuvem.

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